Market Snapshot #4
- Alan Leal

- Jun 7, 2024
- 1 min read
Updated: Oct 9, 2024
Mercado de algodão
Introdução
Em 2023, segundo o ComexStat, o décimo quinto bem que o Brasil mais exportou foi “Algodão, não cardado nem penteado”, atingindo a soma de quase US$ 3,1 bilhões. Esse mercado de algodão impacta diversos países e este Market Snapshot visa caracterizar esse mercado sob duas óticas: (1) inicialmente, exibimos os dez players mais relevante no mercado importador e exportador desse bem nos anos mais recentes disponíveis em nossa base (2018-2022); (2) olhamos diretamente para o mercado chinês e analisamos seus principais fornecedores. Com essa análise, busca-se caracterizar com precisão o mercado internacional de algodão, com foco no mercado chinês, em termos de oportunidades mais recente.
Estado Atual
Em termos do mercado exportador mais recente para algodão (2018-2022), EUA, Brasil e Austrália tendem a dominar a exportação desse produto (confira figura adiante).
Em termos de importação de algodão, China exibe nos anos analisados uma tendência crescente de volume importado desse produto, alcançando, em 2022, mais de US$ 4 bilhões de importações desse bem.
Demanda Chinesa
A próxima figura exibe o TOP 10 países fornecedores de algodão para a China. O Brasil ocupa o top e nos meses mais recentes se consolidou como o maior fornecedor da China para esse bem.