Market Snapshot #2
- Alan Leal

- May 23, 2024
- 2 min read
Updated: Oct 9, 2024
Mercado americano de aviões
Introdução
Em 2023, segundo o ComexStat, o sétimo bem que o Brasil mais exportou para os Estados Unidos foi “aviões e outros veículos aéreos, de peso >15000 kh, vazios” atingindo a soma de quase US$ 914 milhões. Esse mercado vultoso de aviões impacta diversos países e este Market Snapshot visa caracterizar esse mercado sob duas óticas: (1) inicialmente, exibimos os dez players mais relevante no mercado importador e exportador desse bem nos anos mais recentes disponíveis em nossa base (2018-2022); (2) olhamos diretamente para o mercado americano em termos estaduais e analisamos duas coisas: (1) seu perfil importador estadual do bem considerado aqui; (2) o perfil importador estadual desse bem considerando unicamente o Brasil. Com essa análise, busca-se caracterizar com precisão o mercado internacional de aviões, em termos de oportunidades mais recente.
Estado Atual
Em termos do mercado exportador mais recente para aviões (2018-2022), França, Alemanha e EUA tendem a dominar a pauta exportadora de aviões (confira figura adiante).
Em termos de importação, 2020 foi um ano de redução de volume comercializado desse bem pelos 10 países que mais o importaram no período considerado. Nos últimos cinco anos, China, Estados Unidos e Irlanda foram os países que importaram mais aviões, conforme a figura adiante exibe.
Regional Snapshot
Num segundo momento, analisamos o perfil importador dos estados americanos para aviões. Florida,Ohio e Nova Iorque são os estados que mais importaram esse bem nos últimos meses considerados (Março/2023-Fevereiro/2024). Isso é exibido na figura adiante.
Em termos das importações estaduais americanas a partir do Brasil para aviões, temos a seguinte figura que explicita os movimentos mais recentes e quais estados importam diretamente do Brasil.